Aulas de Anatomia

18.8.10

Introdução ao Sistema Nervoso

O sistema Nervoso Humano, tem por característica, sua complexidade tanto morfológica, quanto funcional.

Ainda nos dias de hoje, muito pouco é conhecido e muito ainda se tem por descobrir sobre os circuitos neuronais, suas conexões e suas funções.

Nesse tópico, faremosapenas uma introdução a cerca da organização estrutural e funcional do S.N.



1. Origem Embriológica

O SN tem sua origem a partir do ectoderma, onde por indução do notocorda, inicia-se um espessamento da placa neural, sofre invaginação em um ponto, formando a goteira neural. A medida que essa invaginação prossegue, começa a ser formado um cilindro, o tubo neural, margeado por duas cristas neurais. O tubo neural originará as vesículas encefálicas primordiais, de onde todo o SNC terá origem e as cristas neurais originará o SNP


2. PRINCÍPIOS BÁSICOS

ESTÍMULO RECEPTO CENTROS NERVOSOS EFETUADOR


A) Estímulos - são as variações do meio externo e interno ao organismo, podendo ser nocivos ou não.

Tipos de estímulos: álgicos, táteis, luminosos, sonoros, térmicos, prazer etc.


b) Receptores - são organelas especializadas em traduzir a linguagem dos diversos tipos de estímulos, químicos ou físicos, para a linguagem elétrica. Podem ser especiais, gerais, livres, encapsulados...


c) Centros Nervosos - consiste no próprio sistema nervoso, sendo o local onde todas as informações chegarão e serão decodificadas. Destes centros, partirão uma resposta.


d) Efetuadores - como o próprio nome indica, trata-se de estruturas responsáveis em efetuar a resposta enviada pelos centros nervosos. São representados pelos músculos e pelas gândulas.


A figura representa a presença de um estímulo nocivo (a cobra), a recepção pelos receptores visuais, a chegada e interpretação nos centros nervosos e a resposta pelos músculos esqueléticos ( fuga ou luta), cardíco ( taquicardia) e glândulas (transpiração ...


3. CELULAS DO TECIDO NERVOSO


Ao contrário do que se imagina, os neurônios não são as células em maior número no tecido nervoso, mas sim as células da glia, que variam 5 a 50 vezes o número dos neurônios, dependendo da região. As céluls da neuróglia dão suporte aos neurônios e ao tecido nervoso propriamente dito tendo função de apoio, nutrição e manutenção do meio próprio para os neurônios. A glia é subdividida em macróglia, representada pelos astrócitos e oligodendrócitos e pela micróglia, consiste em células pequenas que constituem cerca de 10% ou mais do total das céluls gliais.



Os Neurônios



Existem mais de cem bilhões de neurônios e estes apresentam grande diversidade de formas e funções. Considerado a unidade básica do S.N, cada uma dessas células faz contato sináptico com outros neurônios por meio de suas ramificações.


O neurônio destina-se a reagir aos estímulos, transmitir a excitação resultante com rapidez para outras células, influenciar outros neurônios, células musculares e glandulares .





DIVISÕES DO SN

A) Morfológica ou anatômica



B) Funcional