Aulas de Anatomia

31.10.06

Sistema Endócrino

O sistema endócrino consiste em um conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.

Agindo em conjunto com o Hipotálamo, parte integrante do cérebro, responsável pelo controle de toda atividade visceral, os hormônios atuam permitindo a manutenção da constância do meio interno ( HOMEOSTASIA).
Deste modo, os hormônios atuam como mensageiros, atuando em células específicas responsáveis por funções ligadas diretamente ao controle das funções corporais.

Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são o próprio hipotálamo, hipófise, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas ( ovários e testículos).

Figura:AVANCINI & FAVARETTO. Biologia – Uma abordagem evolutiva e ecológica. Vol. 2. São Paulo, Ed. Moderna, 1997.

!. HIPÓFISE (PITUITÁRIA)
Fonte: César & Cesar. Biologia 2 S.P Ed. SARAIVA 2002

Esta glândula tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha, estando situada na sela turca ou fossa hipofisária sobre o corpo do osso esfenóide.
Encontra-se duiretamente ligada ao Hipotálamo pela haste hipofisária. Apresenta 2 lobos, um Anterior, a verdadeira parte glandular, conhecida como ADENOHIPÓFISE. O outro lobo, o posterior, conhecido como NEUROHIPÓFISE, não possui epitélio secretor, funcionando apenas como reservatório para armazenar os hormônios ADH e OCITOCINA.


Controle Neuro endócrino:
O cérebro, mais precisamente o HIPOTÁLAMO,exerce controle direto sobre a hipófise por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios chamados fatores desencadeadores ou liberadores) .
O Cérebro recebe informações de todas as vísceras, assim como também do próprio sangue. Qualquer informação a cerca da variação na homeostasia, como por exemplo mudanças do pH,da glicemia, ou simplesmente a liberação de um ovócito, chega no hipotálamo que "toma as providências " necessárias para responder ao estímulo envolvido.A hipófise é acionada por meio dos fatores liberadores ou inibidores e ,esta por sua vez lança no sangue os hormônios de efeito trófico envolvidos na variação ocorrida.
Por exemplo. Havendo liberação de um ovócito e este sendo fecundado, uma menságem chega ao hipotálamo informando-o da fecundação. A partir desta informação, o hipotálamo envia á hipófise, os Fatores Inibidores para o FSH ( hormônio estimulador do folículo ovariano) para que não haja liberação de outro ovócito enquanto houver ocorrendo a gestação.
Este controle recebe o nome de FEED-BACK



Como a hipófise secreta hormônios que controlam outras glândulas e está subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao nervoso e que o hipotálamo é o mediador entre esses dois sistemas.

O hipotálamo também produz outros fatores de liberação que atuam sobre a adeno-hipófise, estimulando ou inibindo suas secreções. Produz também os hormônios ocitocina e ADH (antidiurético), armazenados e secretados pela neuro-hipófise.


HORMÔNIOS DA ADENOHIPÓFISE:

  • TSH - HORMÔNIO ESTIMULADOR DA TIREÓIDETireóide
    Localiza-se no pescoço, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traquéia. Seus dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, maturação e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormônio secretado pela tireóide, participa do controle da concentração sangüínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.
  • ACTH - HORMÔNIO ESTIMULADOR DA CÓRTEX DA SUPRA RENAL
  • FSH - HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE
  • LH - HORMÔNIO LUTEINIZANTE
  • GH OU STH - HORMÔNIO DO CRESCIMENTO OU SOMATOTRÓFICO
  • PL - PROLACTINA





TIREÓIDE:

Localizada anteriormente, no pescoço, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe ( tireóide e cricóide) traquéia. Seus dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. A calcitonina, outro hormônio secretado pela tireóide, participa do controle da concentração sangüínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.

SUPRA RENAIS

São duas glândulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes – medula e córtex - secretoras de hormônios diferentes, comportando-se como duas glândulas. O córtex secreta três tipos de hormônios: os glicocorticóides ( CORTISOL), os mineralocorticóides ( ALDOSTERONA) e os androgênicos

GÔNADAS: hormônios femininos e masculinos

- SFH - O Hormônio Folículo-Estimulante: causa a proliferação das células foliculares ovarianas e estimula a secreção de estrógeno, levando as cavidades foliculares a desenvolverem-se e a crescer.
- LH - Hormônio Luteinizante: aumenta ainda mais a secreção das células foliculares, estimulando a ovulação.


Hormônios Sexuais Femininos
Os dois hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Esses hormônios, como os hormônios adrenocorticais e o hormônio masculino testosterona, são ambos compostos esteróides, formados, principalmente, de um lipídio, o colesterol. Os estrogênios são, realmente, vários hormônios diferentes chamados estradiol, estriol e estrona, mas que têm funções idênticas e estruturas químicas muito semelhantes. Por esse motivo, são considerados juntos, como um único hormônio.


Funções do Estrogênio: o estrogênio induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero, aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou, mesmo, a triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam, faz o púbis se cobrir de pêlos, os quadris se alargarem e o estreito pélvico assumir a forma ovóide, em vez de afunilada como no homem; provoca o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, e, finalmente, leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo. Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio e a razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo.
O estrogênio também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, pára. A mulher, nessa fase, cresce mais rapidamente que o homem, mas pára após os primeiros anos da puberdade; já o homem tem um crescimento menos rápido, porém mais prolongado, de modo que ele assume uma estatura maior que a da mulher, e, nesse ponto, também se diferenciam os dois sexos.
O estrogênio tem, outrossim, efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, o endométrio, no ciclo menstrual.


Funções da Progesterona: a progesterona tem pouco a ver com o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos; está principalmente relacionada com a preparação do útero para a aceitação do embrião e à preparação das mamas para a secreção láctea. Em geral, a progesterona aumenta o grau da atividade secretória das glândulas mamárias e, também, das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente invadido por vasos sangüíneos; determina, ainda, o surgimento de numerosas glândulas produtoras de glicogênio. Finalmente, a progesterona inibe as contrações do útero e impede a expulsão do embrião que se está implantando ou do feto em desenvolvimento

TESTOSTERONA
Efeito na Espermatogênese. A testosterona faz com que os testículos cresçam. Ela deve estar presente, também, junto com o folículo estimulante, antes que a espermatogênese se complete.
Efeito nos caracteres sexuais masculinos. Depois que um feto começa a se desenvolver no útero materno, seus testículos começam a secretar testosterona, quando tem poucas semanas de vida apenas. Essa testosterona, então, auxilia o feto a desenvolver órgãos sexuais masculinos e características secundárias masculinas. Isto é, acelera a formação do pênis, da bolsa escrotal, da próstata, das vesículas seminais, dos ductos deferentes e dos outros órgãos sexuais masculinos. Além disso, a testosterona faz com que os testículos desçam da cavidade abdominal para a bolsa escrotal; se a produção de testosterona pelo feto é insuficiente, os testículos não conseguem descer; permanecem na cavidade abdominal. A secreção da testosterona pelos testículos fetais é estimulada por um hormônio chamado gonadotrofina coriônica, formado na placenta durante a gravidez. Imediatamente após o nascimento da criança, a perda de conexão com a placenta remove esse feito estimulador, de modo que os testículos deixam de secretar testosterona. Em conseqüência, as características sexuais interrompem seu desenvolvimento desde o nascimento até à puberdade. Na puberdade, o reaparecimento da secreção de testosterona induz os órgãos sexuais masculinos a retomar o crescimento. Os testículos, a bolsa escrotal e o pênis crescem, então, aproximadamente mais 10 vezes.
Efeito nos caracteres sexuais secundários. Além dos efeitos sobre os órgãos genitais, a testosterona exerce outros efeitos gerais por todo o organismo para dar ao homem adulto suas características distintivas. Faz com que os pêlos cresçam na face, ao longo da linha média do abdome, no púbis e no tórax. Origina, porém, a calvície nos homens que tenham predisposição hereditária para ela. Estimula o crescimento da laringe, de maneira que o homem, após a puberdade fica com a voz mais grave. Estimula um aumento na deposição de proteína nos músculos, pele, ossos e em outras partes do corpo, de maneira que o adolescente do sexo masculino se torna geralmente maior e mais musculoso do que a mulher, nessa fase. Algumas vezes, a testosterona também promove uma secreção anormal das glândulas sebáceas da pele, fazendo com que se desenvolva a acne pós-puberdade na face.
Na ausência de testosterona, as características sexuais secundárias não se desenvolvem e o indivíduo mantém um aspecto sexualmente infantil.

fonte:http://www.afh.bio.br/reprod/reprod3.asp#hormfem

Controle da Glicemia:

Pâncreas
É uma glândula mista ou anfícrina – apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que secretam os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.

HORMÔNIOS ARMAZENADOS NA NEUROHIPÓFISE :

OCITOCINA - na mama, atua nos ductos lactíferos promovendo a ejeção do leite e no útero promove as contrações do miométrio

ADH - também conhecido por VASOPRESSINA, este hormônio atua nos tubos coletores dos rins, controlando a liberação da água.

3 Comments:

At 6:55 AM, Blogger luluzinhah said...

otimo para meu trabalho da escola me ajudou muito bem resumido.

 
At 12:45 PM, Blogger Leonardo matta said...

Como um amigo da área, seria muito eficiente dar continuidade a essa bela dissertação falando sobre o pâncreas e o controle da glicemia tbm pelo fígado após a atividade física... caso queira ajuda para isso :http://www.facebook.com/leonardo.matta

 
At 12:45 PM, Blogger Leonardo matta said...

Como um amigo da área, seria muito eficiente dar continuidade a essa bela dissertação falando sobre o pâncreas e o controle da glicemia tbm pelo fígado após a atividade física... caso queira ajuda para isso :http://www.facebook.com/leonardo.matta

 

Postar um comentário

<< Home