Aulas de Anatomia

2.10.06

Sistema Digestório

Sistema Digestório
DIGESTÃO
"Consiste em um processo físico- químico para obtenção dos nutrientes necessários a sobrevivência do organismo."


O sistema digestório humano é formado por um longo tubo formado por músculatura lisa ( exceto na faringe) - o CANAL ALIMENTAR, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; bôca, faringe, esóôfago, estómago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.


DIGESTÓRIO X DIGESTIVO :
(ório = local) (ivo = ato ou ação de)
logo, Digestório é o local onde ocorre a digestão, enquanto digestivo é o ato ou ação de digerir.



Sistema digestório formado pelo Canal alimentar e pelos Anexos

Canal Alimentar
1. Bôca

2. Faringe ( oro e laringofaringe)

3. Esóôfago

4.Estómago

5. Intestino Delgado ( duodeno, jejuno e íleo)

6. Intestino Grosso ( ceco, colons ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto)


A parede do canal alimentar, do esófago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia e/ou serosa.



1. Bôca- abertura pela qual o alimento entra no canal alimentar. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação e da salivação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

Anexos :
  • Dentes - são anexos da cavidade bucal possuindo a coroa e raíz. A coroa consiste de tecidos mineralizados, o esmalte e dentina . O tecido mineralizado da corôa é cemento e a dentina.

CURIOSIDADES:

  • O tecido vivo, rico terminações nervosas e vascularizado é chamado polpa.
  • Pulpite é o termo aplicado à inflamação da polpa dentária.
  • Periodonto é um conjunto de estruturas que sustentam e protegem o dente, sendo formado por osso, gengiva e liganmebnto periodontal. A inflamação do periodonto é conhecida como Periodontite.
  • Gengivite é uma patologia inicial que envolve a inflamação apenas da gengiva.
  • Gengivite e periodontote estão relacionadas a má higiene bucal, variações hormonais, HIV, tabagismo e alcoolismo.
  • A PERIODONTITE CULMINA COM A PERDA DOS DENTES, mesmo que estes estejam saudáveis.

Dentições Humana :Decídua X Permanente

A dentição decídua é formada por:

2 incisivos, 1 canino, 2 molares por hemiarcada.

A dentição permanente consiste de

2 incisivos, 1 canino, 2 prémolares e

3 molares por hemiarcada

  • Glândulas salivares
  • São em número de 3 pares: parótidas , submandibulares e sublinguais. Produzem saliva, secreção alcalina de pH em torno de 6 ( á base de bicarbonato de cálcio e ptialina - amilase salivar)
  • Funções da saliva: umidecimento, maturação do esmalte, proteção imunológica e maturação do esmalte.

2 . Faringe

Órgão musculomembranoso, tubular, que ese estende da base do crânio até a 6a. vértebra cervical. É um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório, servindo como canal alimentar e via aérea.

OBS: ESTRUTURA DO CANAL ALIMENTAR

A partir do esófago, o canal alimentar possui uma estrutura básica comum até o reto.

Esta estrutura consiste em 4 camadas sobrepostas em ordem da mais interna para a mais externa:

  • mucosa - onde encontramos as glândulas secretoras dos sucos gástricos e entéricos;

  • submucosa - localização do plexo nervoso submucoso ou de Messiner, responsável por enviar ao cérebro informações sobre distenção da parede do tubo, acidez, irritações em geral.

  • muscular: longitudina ( externa) ; circular ( interna) - responsável pelos movimentos de massa e peristálticos, também é localização do plexo nervoso mioentérico ou de Auerbach

  • adventÍcia ( esôfago ) e/ ou serosa ( demais partes) - camada mais externa, que nas visceras abdominais é denominada peritôneo visceral.

3. Esófago - órgão muscular, oco, que esta situado entre a faringe e o estômago.Extende-se do pescoço (6a.V.C.) até o abdomem ( 1a.V.L.). Sua mucosa consiste de glândulas mucosecretoras e não tolera acidez do suco gástrico, porisso o refluxo ser tão letal ao esôfago

CURIOSIDADES

Os mecanismos que impedem o refluxo do conteúdo estômago para o esófago falham com facilidade, e essa falência dá origem, à doença mais frequente do esófago: a Doença do Refluxo Gastro-Esofágico ( DRGE ). A DRGE é das doenças mais frequentes do Aparelho Digestivo, e com frequência é causa de má qualidade de vida mas, raramente, tem complicações com alguma gravidade: a Estenose Péptica e o Esófago de Barrett. A maioria dos cânceres de esôfago torácico é do tipo epidermóide. Grande parte dos pacientes com câncer de esôfago é fumante e tem história de ingestão alcoólica. Desnutrição e problemas respiratórios concomitantes são freqüentes, muitas vezes contribuindo para a inoperabilidade. A incidência de adenocarcinoma de esôfago é mais freqüente nos cânceres do terço inferior. Pacientes com refluxo gastroesofagiano e esôfago de Barret têm maior risco de desenvolver câncer. O adenocarcinoma da cárdia tende a invadir o esôfago distal e, na maioria das vezes, deve ser abordado como câncer do esôfago.Outras alterações do esófago, também frequentes, são geralmente anódinas, isto é , não tem significado clínico importante, não exigindo geralmente, nenhum tratamento: Divertículos, Anéis, Membranas, Hérnia do hiato.As Esofagites, Infecciosas ou não, com excepção da esofagite péptica são situações pouco frequentes.

4. Estômago , nos humanos, é a parte docanal alimentar que se dilata formando uma bolsa, situado entre o esôfago e o duodeno. Encontra-se localizado sob debaixo do diafragma, no lado esquerdo do abdomem ( Epigástrio). Apresenta duas comunicações: uma superior chamada cárdia, que o comunica ao esôfago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.


O estômago é subdividido em Cárdio, Fundo, Corpo, Antro, Piloro, Curvatura Menor, Curvatura Maior, face Anterior e face Posterior, relacionada com o pâncreas. recebe irrigaçãodo em sua Curvatura Menor pela Artéria Gástrica Esquerda rama direta do Tronco Celíaco e pela Artéria Gástrica Direita ramo da Artéria Hepática Própria. Em sua Curvatura Maior é irrigado pela Artéria Gastroepiplóica Esquerda ramo da Atéria Esplênica e pela Artéria Gastroepiplóica .

A mucosa gástrica consiste das glândulas oxínticas ( presentes principalmente no corpo e fundo) e nas glândulas do antro.

As glândulas oxínticas são formadas por células peodutoras de muco, por células Principais, produtoras de pepsinogênio e por células Parietais, produtoras de HCl e do fator intrínseco

Patologias envolvendo o estômago

-Gastrite - é um termo é usado por endoscopistas, que baseiam seus diagnósticos no que visualizam durante uma exame; por patologistas, que o definem à base de apresentação histológica, que apresenta alterações grosseiras da silhueta da mucosa -.
Na definição exata, gastrite significa inflamação da mucosa do estömago e, em primeira instância, a gastrite deve ser descrita de acordo com critérios histológicos (microscópio).

- Úlceras :
É um processo de corrosão nas paredes do estômago (gástrica) ou do intestino delgado (duodenal). Estatísticas mostram que úlceras duodenais são mais comuns que as gástricas, sendo os dois tipos ainda muito associados pela grande maioria das pessoas ao estresse e aos maus hábitos alimentares – apesar de alguns pesquisadores refutarem veementemente tal associação.

Os principais sintomas: Normalmente, os pacientes se queixam de uma “queimação” ou “sensação de vazio” na boca do estômago. O desconforto é relatado como mais comum nos horários entres as refeições e há mesmo quem reclame de ser acordado à noite pelo mal estar que se instala – e cuja duração pode variar de minutos a horas, dependendo da gravidade da lesão. Também há pacientes que se queixam de enjôo, vômito, perda de apetite e diminuição de peso. Em alguns casos pode haver sangramento que aparece pela boca, como sangue vivo, ou nas fezes, como sangue escuro, até mesmo preto. O sangramento nas fezes pode não ser percebido se a quantidade de sangue for pequena.

Causa a úlcera: Esta é ainda uma questão muito discutida. Como já foi dito, a maioria esmagadora da população acredita que a doença tem relação direta com a vida moderna, que mistura em altas doses o estresse e os maus hábitos alimentares. No entanto, pesquisas que vêm sendo desenvolvidas especialmente a partir da década de 80, põem em xeque esta crença e apontam outras prováveis causas como a infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H.pylori), o uso abusivo dos chamados de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e a genética do paciente. A bactéria "Helicobacter Pylori" é hoje objeto de inúmeros estudos que a apontam como a causa mais comum. Ela foi observada pela primeira vez numa análise de biopsias estomacais pelo patologista australiano J.Robin Warren em 1979. Fala-se até na possibilidade de a H. Pylori ser hoje uma das doenças infecciosas mais comuns no mundo.

5. INTESTINOS.

O intestino é a parte do tubo digestivo responsável pela absorção de nutrientes e água. É, devido a sua forma anatômica, dividido em delgado e grosso. O delgado é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes e o intestino grosso pela absorção da maior parte da água, dando consistência firme as fezes.

A) Intestino Delgado - É a parte do canal alimentar que vai desde o estômago até ao intestino grosso, estando separado de ambos pelo piloro e pela válvula ileocecal, respectivamente. Consta de três partes: o duodeno, perto do estômago, o jejuno ou parte central, e o íleo, nas proximidades do intestino grosso, o jejuno e o íleo são partes difíceis de se dividir, por tanto podem ser chamados de jejunoíleo. A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações que são as vilosidades intestinais. Estas absorvem as substâncias digeridas. O duodeno recebe a bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Recebe também o suco pancreático produzido pelo pâncreas. É nas paredes do intestino delgado que se produz o suco intestinal. A bile é lançada no duodeno e transforma as gorduras em pequenas gotas, ajudando a ação do suco pancreático e do suco intestinal. Com os movimentos do intestino delgado e com a acção dos sucos (pancreático e intestinal) o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão.
A digestão dos lipídios só ocore de fato no intestino delgado. Quando se quebra o lipídio obtém-se Ácido Graxo e Álcool, que toma destino para a circulação linfática. Em quanto isso, o carboidrato é quebrado em glicose e a proteína em aminoácidos que vão para a corrente sangüínea que os levarão para as células.
Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os
vasos sanguíneos, pois, é através da corrente sanguínea que as substâncias absorvidas chegam a todas as células do nosso corpo. A assimilação é a utilização das substâncias para a construção do organismo e para nos fornecer energia.

B- Intestino Grosso - O intestino grosso é a parte final do tubo digestório. Nele distinguem-se três partes: o ceco, onde desemboca o intestino delgado e em que existe um prolongamento em forma de tubo chamado apêndice vermiforme; o cólon (em que, por seu turno, se distinguem três partes: cólon ascendente ou direito, o cólon transverso, que atravessa a cavidade abdominal da direita para a esquerda, e o cólon descendente ou esquerdo) e o recto (ou reto), que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício anal, que apresenta uma dilatação chamada ampola rectal, cujo alargamento desencadeia o acto de defecação. O ânus encontra-se fechado por um músculo chamado esfíncter, situado à sua volta, em forma de anel. No intestino grosso os alimentos não digeríveis são acumulados, sendo-lhes absorvida a água. Também é aí que são armazenadas as fezes, antes de serem evacuadas.

links : http://www.wikipedia.com

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2004/1ano/figado/site.htm

0 Comments:

<< Home