Aulas de Anatomia

21.8.06

Sistema Esquelético



1 Introdução

O sistema esquelético está composto por 206 á 208 peças duras, resistentes e flexíveis chamadas ossos, pelas cartilagens que são partes mais moles que recobrem as extremidades dos ossos e estrutura do nariz, do pavilhão do ouvido e das costelas .

2 Estrutura e organização
Quimicamente, os ossos estão formados por matéria orgânica (33%) e por matéria inorgânica (66%), podendo, esta proporção, ser alterada com a idade . A parte orgânica está composta principalmente pelo colágeno que é uma proteína que lhes concede elasticidade, flexibilidade e resistência. A parte inorgânica está formada por sais minerais predominantemente pelo cálcio e pelo fosfato que conferem dureza e rigidez aos ossos..

Os ossos contêm dois tipos de tecido ósseo: o osso compacto e o osso esponjoso. O denominado osso compacto se localiza na parte externa, embaixo do periósteo (a membrana conjuntiva que reveste os ossos) de grande dureza e densidade, cuja espessura depende da exigência mecânica.

O osso esponjoso é o de menor peso, apresentando espaços ósseos nos que se encontra a medula óssea. Geralmente, localiza-se na parte interna da diáfise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epífise.

3 - Periósteo - é uma membrana conjuntiva com uma particularidade fibrosa que se reveste os ossos exceto nas áreas de articulação, responsável pela sensibilidade do osso e pelo crescimento em espessura.


4 - Divisão do esqueleto
O esqueleto humano pode ser dividido em axial, apendicular e cinturas

4.1) AXIAL – consiste do esqueleto que funciona como eixo central do corpo.
Ossos: do esqueleto axial : - ossos da cabeça 14 na face e 8 no crânio além dos ossículos do ouvido (estribo, bigorna e martelo); ossos da coluna vertebral ( vértebras e sacro); esterno e costelas.

4.2) APENDICULAR – formam os ossos dos membros, subdividido em apendicular superior e apendicular inferior.

Ossos do esqueleto apendicular superior: úmero, rádio, ulna, esqueleto da mão: ossos do carpo, do metacarpo e falanges.

Ossos do esqueleto apendicular inferior: fêmur, patela, tíbia, fíbula, ossos do pé: ossos do tarso, metatarso e falanges.

4.3) CINTURAS – conectam o esqueleto apendicular ao esqueleto axial. Consiste nas cinturas Escapular ou Torácica e na cintura Pélvica.

Ossos da cintura escapular: clavículas e escápulas.
Ossos da cintura pélvica: ilíacos ou ossos do quadril

5- Classificação

a)longos - são aquele que apresentam um comprimento consideravelmente maior que a largura que é semelhante a espessura. Exemplos são: fêmur, úmero, rádio, ulna , metatársicos, metacárpicos, falanges, tíbia e fíbula.


b) plano - são os que apresentam comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Exemplos são; esterno, costelas, escápulas e ossos do crânio, como o parietal, occipital, nasais, zigomáticos, etc.

c) curto - é aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Exemplos: ossos do carpo ( punho) e do tarso ( pé)

d) irregulares –não tem forma geométrica definida. Exemplos as vértebras e o osso temporal, ilíaco.

e) pneumáticos - apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de seio. Exemplos: ossos frontal, esfenóide, etmóide e maxilar

f) sesamóides - desenvolvem na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa de certas articulações. Exemplo. patela


6 – Estrutura e organização dos ossos Longos:

Os ossos longos possuem duas extremidades ou epífises e o corpo ou diáfise. Entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Na diáfise encontra-se o canal medular que aloja a medula óssea.


A medula óssea é um tecido hematopoiético apresentado-se como dois tipos, vermelha e amarela. A Vermelha, cuja função é a produção de células sanguíneas, presentes em todos os ossos ao nascimento, mas estando presente no adulto somente no ossos esterno, ilíaco, costelas, vértebras e dependendo da idade, nas epífises de alguns ossos longos.

7- Funções do esqueleto:
a) Sustentação,
b) Alavancas biológicas,
c) Formato do corpo
d )Fixação muscular
e) Reservatório de sais de cálcio ,
f) Proteção,
g) Hematopoiese