Aulas de Anatomia

22.8.06

Sistema Circulatório

CIRCULAÇÃO

Conceito - consiste em um sistema fechado por onde circulam Humores.
De acordo com o tipo de humor, a circulação poderá ser subdividida em Sanguínea ( Sangue), Linfática ( Linfa) e Liquórica Líquor).


Função - Transporte e proteção são as principais funções desempenhadas por estes tipos de circulação.


CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

A circulação sanguínea esta representada pelos vasos sanguíneos ( arterias, veias e capilares) e pelo coração

Veias:
As veias são os vasos sanguíneos que estão indo em direção ao coração. As veias que se situam nos membros inferiores do corpo humano como as pernas, possuem pequenas válvulas que impedem que o sangue volte para o lugar de onde veio.

Artérias:
As Artérias não possuem válvulas mas são mais grosas que as veias, isto por que existe muita dentro delas. Se você um dia cortar uma artéria vai espirrar bastante sangue a uma grande altura. As artérias são os vasos sanguíneos que saem do coração e vão em direção ao corpo. A artéria mais conhecida provavelmente deve ser a aorta, ela sai do ventrículo esquerdo para distribuir sangue para todo o corpo humano.

Os Capilares:
Os capilares são responsáveis por levar oxigênio e nutrientes á nível tecidual


O Coração
No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.



Anatomia do Coração Humano

Forma: o coração apresenta a forma de uma pirâmide de três faces, uma base e um ápice, desviado para a esquerda. Seu longo eixo forma com o plano mediano uma inclinação de 45o.

Tamanho: tem aproximadamente o tamanho equivalente de um punho, estando a mão fechada.

Localização: Ocupa a parte média do mediastino inferior juntamente com os vasos da base.


Peso: aproximadamente 150 gramas



CAMADAS:

Epicárdio
- (mais externa) Fina camada visceral que reveste diretamente o coração. É uma víscera serosa: membrana que deriva do revestimento da primitiva cavidade celomática;

Pericárdio - É um saco seroso de parede dupla, está localizado no mediastino médio, envolvendo o coração. Externamente, é constituído por uma espessa lâmina de tecido fibroso denso - pericárdio fibroso. Internamente por uma membrana transparente chamada pericárdio seroso;

Miocárdio - Uma camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo anatomicamente estriado (vermelho) e fisiologicamente liso. Forma o coração;

Endocárdio - Uma fina membrana serosa que forra o órgão interiormente e cobre a superfície das válvulas cardíacas. É formado por um tecido epitelial de revestimento interno que nas artérias e veias chama-se endotélio. Esse tecido permite a não coagulação do sangue.


- DIVISÃO DO CORAÇÃO HUMANO
O coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; um átrio posterior e um ventrículo anterior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração dos átrios. N átrio direito chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares.
Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.







-ANATOMIA INTERNA:

- VALVAS CARDÍACAS
As válvulas cardíacas: orientam o fluxo sanguíneo impedindo refluxo.

A) Atrioventriculares: direita ou tricúspide e esquerda ou bicúspide

B) Semilunares: Aórtica e pulmonar




- VASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO
As artérias coronárias são as únicas responsáveis pela nutrição do coração.

1. Coronária Direita, que sai ao nível do seio de Valsava direito;
2. Coronária Esquerda, que sai ao nível do seio de Valsava esquerdo.

Seio coronário : responsável pela drenagem do miocárdio

História da Anatomia




ANATOMIA é uma palavra derivada do grego onde :

ANA = em partes e Tomeim= cortar


Logo, ANATOMIA HUMANA é a forma pela qual se estuda o Corpo Humano.



Acredita-se que os primeiros estudos foram feito pelos egípcios,este povo fez grandes avanços na medicina graças ao seu sofisticado processo de mumificação de corpos. Os mumificadores, ao abrirem os corpos dos faraós para retirar as entranhas, conseguiam muitas informações sobre a anatomia human. Contudo, registros apontam que o conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. Pouco tempo depois, um texto clínico da escola hipocrática descobriu a anatomia do ombro conforme havia sido estudada com a dissecação
Depois vieram os Mesopotânios, que se dedicaram principalmente ao estudo de cavalos, sendo por isso considerados os precursores da Anatomia Veterinária .




Na Antiguidade...

Os Anatomistas estudaram sempre as escondidas, oa cadáveres eram "roubados" das catacumbas,pois era proibido o uso da dissecação, sob pena de morte na fogueira, por serem considerados prática de bruxaria.


Considerava-se abuso a violação de um cadáver, de forma especial, o humano.




Galeno (129 - 200 ), estudou muito animais e fez alusão ao ser humano, e acreditava que o "espírito" vital se escondia nos ventrículos encefálicos. Êle acreditava também que era o coração a sede dos sentimentos.



Por volta 170, Galeno realizou uma experiência que iria mudar o curso da medicina: demonstrou pela primeira vez que as artérias conduzem sangue e não ar, como até então se acreditava.


No campo da anatomia, Galeno distinguiu os ossos com e sem cavidade medular. Descreveu a caixa craniana e o sistema muscular.


Pesquisou os nervos do crânio e reconheceu os raquidianos, os cervicais, os recorrentes e uma parte do sistema simpático. Galeno também foi o primeiro a demonstrar (baseado em experiências) que o rim é um órgão excretor de urina.





Coração "segundo" Galeno















Os grandes mestres renascentistas e a anatomia humana


Na idade antiga , surge o grande mestre Leonardo da Vinci (1452 - 1519) , que se destacou não só nas artes plásticas, mas também como grande cientista, inventor, arquiteto e anatomista. Leonardo pintava de dia e, à noite, na surdina, estudava os corpos dos mortos no hospital.

Suas escritas e desenhos registravam anatomia normal e patológica.







Uma grande curiosidade era sua escrita, onde registrava as frases ao
contrário, fato este que para o clero, era considerado ligações satanistas.
Foi perseguido e julgado várias vezes pelas práticas de dissecção em corpos humanos.
Leonardo demonstrou que o olho era sólido e não líquido como se pensava na época. descreveu pela primeira vez os nervos ópticos as vias ópticas.


























Outros grandes artistas que eram também foram grandes anatomistas :

Michelângelo (1495 - 1574)
grande admirador do corpo humano, passava horas e horas desenhando o corpo de modelos humanos vivos , Seus
trabalhos registros da anatomia funcional da musculatura do corpo foi de grande contribuição para a ciência.





Andreas Vesallius
(1514 - 1564)
Escreveu o primeiro livro de anatomia humana.
Grande dissecador de corpos humanos e, principalmente de animais, Vesallius se tornou o pai da Anatomia Veterinária.

21.8.06

Sistema Esquelético



1 Introdução

O sistema esquelético está composto por 206 á 208 peças duras, resistentes e flexíveis chamadas ossos, pelas cartilagens que são partes mais moles que recobrem as extremidades dos ossos e estrutura do nariz, do pavilhão do ouvido e das costelas .

2 Estrutura e organização
Quimicamente, os ossos estão formados por matéria orgânica (33%) e por matéria inorgânica (66%), podendo, esta proporção, ser alterada com a idade . A parte orgânica está composta principalmente pelo colágeno que é uma proteína que lhes concede elasticidade, flexibilidade e resistência. A parte inorgânica está formada por sais minerais predominantemente pelo cálcio e pelo fosfato que conferem dureza e rigidez aos ossos..

Os ossos contêm dois tipos de tecido ósseo: o osso compacto e o osso esponjoso. O denominado osso compacto se localiza na parte externa, embaixo do periósteo (a membrana conjuntiva que reveste os ossos) de grande dureza e densidade, cuja espessura depende da exigência mecânica.

O osso esponjoso é o de menor peso, apresentando espaços ósseos nos que se encontra a medula óssea. Geralmente, localiza-se na parte interna da diáfise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epífise.

3 - Periósteo - é uma membrana conjuntiva com uma particularidade fibrosa que se reveste os ossos exceto nas áreas de articulação, responsável pela sensibilidade do osso e pelo crescimento em espessura.


4 - Divisão do esqueleto
O esqueleto humano pode ser dividido em axial, apendicular e cinturas

4.1) AXIAL – consiste do esqueleto que funciona como eixo central do corpo.
Ossos: do esqueleto axial : - ossos da cabeça 14 na face e 8 no crânio além dos ossículos do ouvido (estribo, bigorna e martelo); ossos da coluna vertebral ( vértebras e sacro); esterno e costelas.

4.2) APENDICULAR – formam os ossos dos membros, subdividido em apendicular superior e apendicular inferior.

Ossos do esqueleto apendicular superior: úmero, rádio, ulna, esqueleto da mão: ossos do carpo, do metacarpo e falanges.

Ossos do esqueleto apendicular inferior: fêmur, patela, tíbia, fíbula, ossos do pé: ossos do tarso, metatarso e falanges.

4.3) CINTURAS – conectam o esqueleto apendicular ao esqueleto axial. Consiste nas cinturas Escapular ou Torácica e na cintura Pélvica.

Ossos da cintura escapular: clavículas e escápulas.
Ossos da cintura pélvica: ilíacos ou ossos do quadril

5- Classificação

a)longos - são aquele que apresentam um comprimento consideravelmente maior que a largura que é semelhante a espessura. Exemplos são: fêmur, úmero, rádio, ulna , metatársicos, metacárpicos, falanges, tíbia e fíbula.


b) plano - são os que apresentam comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Exemplos são; esterno, costelas, escápulas e ossos do crânio, como o parietal, occipital, nasais, zigomáticos, etc.

c) curto - é aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Exemplos: ossos do carpo ( punho) e do tarso ( pé)

d) irregulares –não tem forma geométrica definida. Exemplos as vértebras e o osso temporal, ilíaco.

e) pneumáticos - apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de seio. Exemplos: ossos frontal, esfenóide, etmóide e maxilar

f) sesamóides - desenvolvem na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa de certas articulações. Exemplo. patela


6 – Estrutura e organização dos ossos Longos:

Os ossos longos possuem duas extremidades ou epífises e o corpo ou diáfise. Entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Na diáfise encontra-se o canal medular que aloja a medula óssea.


A medula óssea é um tecido hematopoiético apresentado-se como dois tipos, vermelha e amarela. A Vermelha, cuja função é a produção de células sanguíneas, presentes em todos os ossos ao nascimento, mas estando presente no adulto somente no ossos esterno, ilíaco, costelas, vértebras e dependendo da idade, nas epífises de alguns ossos longos.

7- Funções do esqueleto:
a) Sustentação,
b) Alavancas biológicas,
c) Formato do corpo
d )Fixação muscular
e) Reservatório de sais de cálcio ,
f) Proteção,
g) Hematopoiese